Gestão da água de abastecimento
A água é um recurso precioso e cada vez mais escasso. A qualidade da água é essencial à prossecução das atividades humanas e manutenção da biodiversidade, progressivamente ameaçada neste contexto de aquecimento global.
A gestão responsável deste recurso constitui uma área de prioridade estratégica no âmbito do sistema de gestão ambiental dos Aeroportos ANA. A empresa recorre a contadores de smartmetering para gerir e controlar o consumo de água das infraestruturas aeroportuárias, englobando serviços de restauração, sanitários, rega de espaços verdes, lavagem de viaturas, pavimentos e edifícios, bem como consumos associados aos treinos de combate a incêndios. Nos Aeroportos ANA, o abastecimento de água tem origem em fornecedores especializados e/ou captações próprias.
Destacam-se ainda as práticas da empresa na monitorização da qualidade da água para consumo humano, que visam garantir a saúde dos utilizadores de todos os Aeroportos ANA e melhorar a eficiência no seu consumo.
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Neste âmbito, em 2011 a empresa arrancou com o projeto da Pegada Hídrica, passando a colocar-se, à semelhança do que aconteceu com a Pegada de Carbono, numa situação de vanguarda comparativamente à restante realidade nacional. Adaptando a metodologia apresentada pelo “The Water Footprint Assessment Manual ”, calculou a Pegada Hídrica dos seus aeroportos até 2015.
Atualmente, e à semelhança do que já foi realizado para a área da Energia, a ANA deu início à realização de Auditorias Hídricas nos vários aeroportos sob sua gestão.
Assista aos vídeos sobre a gestão da água na ANA:
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Eficiência Hídrica: Projetos com impacto
Prosseguindo o objetivo de reduzir o consumo e incrementar a eficiência hídrica, a empresa destaca algumas das múltiplas medidas e projetos implementados e em curso:
Sabia que, nos Aeroportos dos Açores…
• A pluviosidade das ilhas dispensa, na maioria das vezes, a rega artificial das áreas verdes dos Aeroportos;
• Plantamos, nas áreas verdes do Aeroporto de Ponta Delgada, espécies adaptadas à região, selecionadas em função da sua exigência hídrica inferior.
Sabia que no Aeroporto de Faro…
• Recolhemos e armazenamento a água condensada nos equipamentos de ar condicionado das 6 pontes telescópicas para reutilização, com reflexos na redução da pegada hídrica, da produção de resíduos e da pegada de carbono?
• Lavamos as nossas viaturas a seco, obtendo assim uma redução média de 85% do consumo de água por lavagem face ao modelo convencional?
• Está em desenvolvimento um projeto que visa reutilizar a água resultante de lavagens das aeronaves e da testagem de veículos do Serviço de Luta Contra Incêndios do Aeroporto, de forma a contribuir para a redução dos consumos de água? Este projeto português é candidato ao Prémio VINCI do Ambiente?
• Plantamos, nas áreas verdes do Aeroporto de Faro, espécies adaptadas à região, selecionadas em função da sua menor exigência hídrica?
• Cedemos a água da nora do Aeroporto de Faro à Universidade do Algarve para utilização na estação do Ramalhete, produção em cativeiro de cavalos marinhos e espécies piscícolas com interesse comercial (douradas, pregados, entre outros)?
Sabia que no Aeroporto de Lisboa…
• Recebemos dados via WATERBEEP (contrato com a EPAL) que nos permitem, entre outros aspetos, detetar consumos anómalos e atuar de forma célere em situações de rutura na rede de abastecimento?
• Otimizamos a rega das áreas verdes do lado terra do Aeroporto, recorrendo a um sistema Trigger, com sensores virtuais que controlam a humidade de acordo com as condições do solo e a real necessidade das plantas, permitindo uma poupança média de 30%?
• Estamos a adaptar o sistema criado no Aeroporto do Porto, que compreende o reaproveitamento da água utilizada durante os testes ao sistema de bombagem das viaturas de combate a incêndios, para integrar no futuro quartel de bombeiros do Aeroporto em Lisboa, no qual serão também aproveitadas as águas pluviais?
• Plantamos, nas áreas verdes do Aeroporto, espécies adaptadas à região, selecionadas em função da sua menor exigência hídrica?
Sabia que no Aeroporto de Beja…
• Implementámos o sistema ultrassónico WONE, da EPAL, que permitiu detetar e solucionar fugas na rede de abastecimento e reduzir os consumos de água na ordem dos 43%?
• Regamos cerca de 90% dos espaços verdes do Aeroporto de Beja com recurso ao sistema gota a gota?
Sabia que nos Aeroportos da Madeira…
• Plantamos, nas áreas verdes do Aeroporto da Madeira, espécies adaptadas à região, selecionadas em função da sua menor exigência hídrica?
• Canalizamos a água resultante do escoamento da pista e da plataforma de estacionamento do Aeroporto do Porto Santo para o açude do tanque, situado numa zona próxima do Aeroporto? Este representa a maior estrutura de armazenamento de água de rega existente na ilha. As águas do açude, a par de outras fontes, são utilizadas para a rega das zonas ajardinadas do Aeroporto e de outros locais da ilha.
• Instalámos um sistema de rega gota a gota nas áreas verdes do Aeroporto da Madeira?
• Regamos os espaços verdes do Aeroporto da Madeira, em parte, com recurso a água das “levadas” – canais de rega que direcionam a água disponível dos lugares mais altos para terrenos mais baixos?
Sabia que no Aeroporto do Porto…
• Reutilizamos a água recolhida nos pontos de despejo de garrafas de líquidos, junto ao controlo de segurança, para limpezas e rega no Aeroporto?
• Obtivemos uma redução de 40% nos consumos de água graças a um sistema que permite reutilizar parte da água utilizada na testagem do sistema de bombagem das viaturas de combate a incêndios? Este projeto obteve o Prémio de Inovação por parte da VINCI e está a ser replicado noutros Aeroportos.
• Reduzimos 75% da água utilizada na descarga dos sanitários, através do sistema de drenagem por vácuo?
Na atividade da ANA são gerados três diferentes tipos de efluentes:
Efluentes resultantes de escorrências das áreas pavimentadas, potencialmente contaminados com hidrocarbonetos – águas pluviais;
Efluentes resultantes da contenção de derrames e águas residuais domésticas;
Águas residuais domésticas.
Relativamente às águas pluviais, que apresentam um maior potencial de impacte, têm vindo a ser instalados sistemas para o pré-tratamento da água, antes da respetiva descarga nos coletores públicos ou em meio hídrico. Assim, de forma não exaustiva, existem caixas separadoras de hidrocarbonetos nas plataformas de estacionamento de aeronaves, nas áreas de abastecimento de viaturas e nas oficinas.
Na última década, a ANA tem investido na melhoria dos sistemas de drenagem de águas residuais e pluviais nos seus Aeroportos com a reformulação, em alguns casos, das redes existentes (Lisboa, Porto, Faro, Ponta Delgada e Horta) e introdução de programas de monitorização da qualidade das águas residuais, pluviais e de escorrência produzidas.
Os efluentes produzidos pela empresa são encaminhados para os seguintes destinos:
Aeroportos do Porto e Beja: Estação de Tratamento de Águas Residuais própria, em fase de implementação no Aeroporto de Ponta Delgada;
Aeroporto de Lisboa e Faro: ligação ao coletor municipal;
Aeroporto de Santa Maria: ligação à fossa sética seguida de trincheira filtrante gerida pela Câmara Municipal;
Aeroportos das Flores e da Horta: fossa sética seguida de poço absorvente da responsabilidade da ANA.
Os resultados obtidos no âmbito dos programas de monitorização em curso permitiram constatar que, no caso das águas residuais, águas pluviais e águas de escorrência, os parâmetros estabelecidos por lei têm vindo a ser cumpridos na totalidade dos Aeroportos ANA.
No que concerne a gestão de efluentes industriais, sublinha-se o Manual detido pelo Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa), que estabelece os termos em que deverá ocorrer a emissão destes efluentes na Rede de Coletores. Consulte-o aqui.
Gestão da água
Site map
Alameda das Comunidades Portuguesas
1700-111
Lisboa
Aeroporto Francisco Sá Carneiro
Pedras Rubras
4470-558
Porto
Aeroporto de Faro
8006-901
Faro
E.M. 528 - 2, Km 3,3
7800-745
São Brissos - Portugal
Aeroporto da Madeira
9100-105
Santa Cruz
Aeroporto do Porto Santo
9400-110
Porto Santo
Aeroporto de Ponta Delgada
9500-749
São Miguel
Aeroporto de Santa Maria
Apartado 574
9580-908
Vila do Porto
Aeroporto da Horta
Castelo Branco
9900-321
Castelo Branco
Santa Cruz das Flores
9970-320
Santa Cruz das Flores
TERMOS E CONDIÇÕES
POLÍTICAS DE SERVIÇO
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Aconselhamo-lo a visitar periodicamente esta página, para assegurar que conhece as Políticas de Serviço em vigor. Tenha também presente que a ANA também se reserva o direito de alterar o conteúdo deste site, a qualquer momento.
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As reservas efetuadas com Cartão de Crédito estão sujeitas a confirmação da RedUnicre. Se o pedido for recusado, deverá contactar o banco, ou entidade emissora do seu cartão, para obter esclarecimentos adicionais.
MBnet
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Quando se decidir pela aquisição de um serviço, pode aceder ao site www.mbnet.pt e gerar um número de cartão de crédito, definindo o montante máximo da transação. Quando efetuar o pagamento, o valor da compra, até esse limite, será debitado na sua conta bancária. Como se trata de um cartão virtual, válido apenas para uma transação e para um montante até ao valor máximo que definiu, a utilização do MBnet garante-lhe uma maior segurança.
Política de preços
Todos os preços mencionados incluem IVA à taxa legal em vigor para Portugal.
Política cambial
A moeda que serve de base para a indicação dos preços dos serviços é o Euro e a aquisição final realiza-se em Euros.
SERVIÇO DE ESTACIONAMENTO
Enquadramento
Para efeitos da reserva a efetuar, o cliente obriga-se a conhecer e cumprir o “Regulamento de Funcionamento e Utilização dos Parques de Estacionamento e das Zonas Dedicadas à Largada e Tomada de Utentes nos Aeroportos, SA” (Regulamento n.º 386/2019, de 30 de abril e relativo ao Funcionamento e Utilização dos Parques de Estacionamento e das Zonas Dedicadas à Largada e Tomada de Utentes nos Aeroportos, publicado no Diário da República nº 83, 2ª série, de 30 de abril de 2019).
Da Responsabilidade
Nos termos do previsto no artigo 27.º do Regulamento n.º 386/2019, de 30 de abril e relativo ao Funcionamento e Utilização dos Parques de Estacionamento e das Zonas Dedicadas à Largada e Tomada de Utentes nos Aeroportos, publicado no Diário da República nº 83, 2ª série, de 30 de abril de 2019, a paragem e o estacionamento nos parques e nas zonas dedicadas à largada e tomada de utentes não configuram um contrato de depósito, quer dos veículos, quer dos objetos existentes no seu interior, pelo que a ANA e/ou o prestador de serviços por ela contratado não respondem por qualquer furto, roubo, danos ou prejuízos causados por terceiros nos veículos, assim como não têm qualquer dever ou obrigação de guarda, conservação e manutenção dos veículos estacionados.
Produtos e Preços
A ANA tem um vasto leque de oferta de estacionamento. Esta oferta varia consoante os parques escolhidos e está limitada ao número de lugares disponíveis.
Os preços e respetivas modalidades existentes por parque e, exibidas no site, estão sujeitos a alterações e atualizações sem aviso prévio.
Condições Gerais de Reserva
Ao efetuar a reserva, o cliente, deve preencher corretamente os dados solicitados no formulário, sob pena desta não ser validada pela ANA.
Sempre que um cliente efetuar uma reserva, irá receber um e-mail de confirmação com o voucher de estacionamento e um e-mail com a fatura. Deverá levar consigo uma cópia impressa do voucher que recebeu e/ou uma versão digital do código QR da reserva, e fazer a sua leitura num dos equipamentos de entrada do parque. Recomendamos que imprima igualmente o voucher em formato físico, para o caso de a leitura do dispositivo falhar (o que por vezes ocorre devido aos níveis de luminosidade do dispositivo ou a outros fatores externos).
Entrada/Saída do Parque
Caso a entrada do parque esteja equipada com leitor de código de barras/QR Code, deverá passar o voucher nesse leitor. A barreira abrirá e poderá estacionar num lugar vago à sua escolha, pela duração da sua reserva.
Após a correta leitura do voucher, em alguns dos parques poderá ser emitido um bilhete de forma automática, sem que pressione qualquer botão. Guarde esse bilhete, caso seja necessário pagar valores adicionais em excesso da reserva – nos casos em que não há emissão de bilhete, o sistema utilizará a matrícula para calcular o valor em excesso.
Caso tenha ultrapassado o período da sua reserva, o bilhete deve ser apresentado juntamente com o voucher na caixa manual antes de sair do parque, de forma a ser validado; caso contrário dirija-se à saída.
Em momento algum utilize o sistema Via Verde, uma vez que não é compatível com o serviço de reservas.
A entrada no parque através do sistema Via Verde impede a utilização do voucher. Não haverá lugar à devolução do valor do mesmo.
Cancelamento
O cliente poderá efetuar o cancelamento da reserva sem custos, até 12 horas de antecedência da hora prevista de entrada. Cancelamentos posteriores não serão reembolsados.
Para efetuar o cancelamento, o cliente deve aceder à plataforma à sua área pessoal – caso tenha feito o login - ou através da referência de reserva (começa por ANA-xxxxx), e-mail utilizado na compra, código postal e localidade, através da opção: Log-in - Login c/ referência da reserva– caso tenha reservado sem ter feito o login, ou contactar os nossos serviços, através do contacto telefónico 808 919 091 ou do envio de e-mail para os seguintes endereços:
- Reservas para Aeroporto de Lisboa - lisboapark@ana.pt
- Reservas para Aeroporto do Porto - portopark@ana.pt
- Reservas para Aeroporto do Faro - faropark@ana.pt
- Reservas para Aeroporto do Madeira - madeirapark@ana.pt
seguindo as instruções dadas pelo operador.
Se, por razões alheias à ANA, as reservas não forem utilizadas, não haverá lugar a reembolso.
O voucher é de utilização única e apenas garante o acesso ao parque e respetivo estacionamento. Os lugares não são marcados, salvo indicação.
A não utilização ou utilização parcial do voucher, não confere direito de devolução total ou parcial do valor da reserva.
O condutor do veículo é responsável por quaisquer danos causados no parque, à ANA ou a terceiros.
A reserva de estacionamento e a sua utilização não dispensa a consulta do regulamento de parque, em vigor, disponível para consulta nas caixas de pagamento manual.
LOUNGE
O “Lounge ANA” foi desenvolvido a pensar no conforto e na conveniência dos passageiros que viajam frequentemente e que optam por uma experiência diferenciada. Este serviço está disponível nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Madeira e pode ser reservado através do site www.ana.pt, com um tempo máximo de utilização de 3 horas.
Os preços exibidos no site estão sujeitos a alterações e atualizações sem aviso prévio.
Condições Gerais de Reserva
Ao efetuar a reserva, o cliente, deve preencher corretamente os dados solicitados no formulário, sob pena desta não ser validada pela ANA.
Sempre que um cliente efetuar uma reserva, irá receber um e-mail de confirmação com o voucher e um e-mail com a fatura. O voucher deverá ser impresso e apresentado à entrada do Lounge. Informamos adicionalmente que poderá ser solicitado também, aquando da entrada no Lounge, o respetivo cartão de embarque.
Cancelamento
O cliente poderá efetuar o cancelamento/reagendamento da reserva sem custos, até 1 hora de antecedência do dia reservado. Cancelamentos e reagendamentos posteriores não serão reembolsados.
Para efetuar o cancelamento, o cliente deve aceder à plataforma à sua área pessoal (caso tenha feito o login) ou através da referência de reserva (começa por ANA-xxxxx), e-mail utilizado na compra, código postal e localidade, através da opção: Log-in - Login c/ referência da reserva (caso tenha reservado sem ter feito o login).
Se, por razões alheias à ANA, as reservas não forem utilizadas, não haverá lugar a reembolso.
O voucher é de utilização única.
A não utilização ou utilização parcial do voucher, não confere direito de devolução total ou parcial do valor da reserva.
FAST TRACK
O serviço Fast Track é um canal prioritário que permite a passagem no controlo de segurança mais rapidamente. O serviço está disponível nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Madeira e Ponta Delgada e pode ser reservado através do site www.ana.pt.
Os preços exibidos no site estão sujeitos a alterações e atualizações sem aviso prévio.
A ANA chama a atenção para o facto que o “Fast Track”, apesar de tornar mais rápido todo o percurso até ao avião ao reduzir o tempo de espera nas filas, não substitui nem abrevia os procedimentos obrigatórios de check-in, controlo de segurança ou embarque. Assim, recomenda-se sempre que reserve tempo para estes procedimentos.
Alertamos que, em caso de greve, o canal de Fast Track poderá estar condicionado, pelo que outro canal poderá ser disponibilizado para o efeito.
Condições Gerais de Reserva
Ao efetuar a reserva, o cliente deve preencher corretamente os dados solicitados no formulário, sob pena desta não ser validada pela ANA.
Sempre que um cliente efetuar uma reserva, irá receber um e-mail de confirmação com o voucher e outro e-mail com a fatura. Uma vez no aeroporto, após ter feito o check-in, deverá dirigir-se à fila Fast Track, munido do respetivo cartão de embarque e do voucher e aí apresentar o comprovativo com o código de barras.
Cancelamento
O cliente poderá efetuar o cancelamento da reserva sem custos, até 1 hora de antecedência do dia reservado. Cancelamentos e reagendamentos posteriores não serão reembolsados.
Para efetuar o cancelamento, o cliente deve aceder à plataforma à sua área pessoal – caso tenha feito o login - ou através da referência de reserva (começa por ANA-xxxxx), e-mail utilizado na compra, código postal e localidade, através da opção: Log-in - Login c/ referência da reserva– caso tenha reservado sem ter feito o login.
Se, por razões alheias à ANA, as reservas não forem utilizadas, não haverá lugar a reembolso.
O voucher é de utilização única.
A não utilização ou utilização parcial do voucher, não confere direito de devolução total ou parcial do valor da reserva.
RECOMENDAÇÕES E PRECAUÇÕES
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Janeiro 2025
Enquadramento
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Maio 2018